O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – recebeu a visita da reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe, com o objetivo de estreitar relações e definir novas formas de cooperação entre ambas as instituições.
Os trabalhos iniciaram-se com uma reunião com o presidente e vice-presidente do IPCB e do coordenador do Gabinete de Relações Internacionais do IPCB. A reunião teve por objetivo implementar e reforçar oportunidades de mobilidade para os estudantes de São Tomé e Príncipe, para estudos e estágios, por enquanto na área da saúde. O Politécnico albicastrense conta que foi também abordada a possível colaboração na lecionação de cursos em São Tomé e Príncipe, na área da Engenharia Civil, através do Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil, e, posteriormente, na licenciatura em Engenharia Civil.
Numa visita de 2 dias, a reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe teve ainda oportunidade de visitar todas as escolas superiores do IPCB, reunindo com os respetivos diretores, ficando a conhecer melhor, não só as instalações, laboratórios e demais infraestruturas de apoio ao ensino, como também o funcionamento dos serviços das unidades orgânicas da instituição.
Para o presidente do IPCB a visita da reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe é um marco importante para o fortalecimento das relações institucionais entre ambas as instituições. Para António Fernandes, o encontro permitiu, não só discutir novas oportunidades de mobilidade para os estudantes de São Tomé e Príncipe, como também explorar possibilidades de cooperação em formações em áreas estratégicas, como a Saúde e a Engenharia Civil.