Rede Valor T IES apresentado aos estudantes do IPCB

Rede Valor T IES apresentado aos estudantes do IPCB

A equipa responsável pela Valor T promoveu na Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, uma sessão que serviu para dar a conhecer esta unidade de missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aos alunos e alunas do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Brano – com o estatuto de estudante com necessidades educativas especiais.

Lançada em 2021, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto Nacional de Reabilitação, organizações não-governamentais das pessoas com deficiência, autarquias e universidades, a Valor T é uma agência aberta centrada na promoção da empregabilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com incapacidades.

Tirando partido das medidas públicas de apoio à qualificação e contratação destes cidadãos, o IPCB explica que se trata de apelar à partilha de oportunidades de emprego, numa lógica inclusiva e solidária que valorize as respetivas competências, mérito e talento.

Um tutor acompanha o candidato num período máximo de dezoito meses, desde o processo de recrutamento, em que são apuradas as características do posto de trabalho a disponibilizar e identificados os proponentes mais adequados às necessidades do contratante, até à preparação e integração no mercado.

Criada no âmbito do protocolo celebrado em 2024 entre a SCML, a Direção-Geral do Ensino Superior e 21 instituições do ensino superior, onde se inclui o IPCB, a rede colaborativa Valor T IES visa contribuir para a empregabilidade dos diplomados com deficiência, facilitando o acesso destes ao mercado de trabalho através de iniciativas promovidas junto de entidades empregadoras registadas como formações, estágios, estudos ou projetos de inovação e empreendedorismo.

No caso do Politécnico de Castelo Branco, o plano de ação para 2025 contempla, entre outras propostas, a realização de um encontro entre os estudantes e os parceiros locais associados ou que se venham a associar ao projeto.