A recolha de biorresíduos porta a porta em Castelo Branco totaliza 76.000kg para reciclagem em três meses.
Este é o valor obtido nesta primeira fase do projeto piloto desenvolvido no âmbito do Programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental, que inclui a recolha seletiva de biorresíduos Porta a Porta nos grandes produtores. Esta fase arrancou a 16 de agosto e decorridos 4 meses de implementação totalizou então 76.000kg de biorresíduos recolhidos e encaminhados para reciclagem, em 95 estabelecimentos aderentes (entre cantinas, restaurantes, mercados).
A autarquia albicastrense refere que este quantitativo de biorresíduos que não foi depositado e pago para aterro, permitiu obter uma poupança de aproximadamente 6.000€, “a qual irá contribuir para a sustentabilidade ambiental e para a melhoria do serviço prestado aos munícipes”.
Este projeto piloto pretende assim dar cumprimento à obrigatoriedade nacional de implementação de fluxos de recolha seletiva de biorresíduos até 31 de dezembro de 2023, visando reduzir a sua deposição em aterro e aumentar a sua valorização aproveitando o potencial ambiental, económico e social.