No âmbito do projeto Revital – “Revitalização socioeconómica de zonas de baixa densidade populacional através de teleassistência clínica”, irá decorrer nos dias 20 e 21 de novembro, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias de Castelo Branco e nas instalações da Associação Empresarial da Beira Baixa, a reunião de acompanhamento dos 9 membros do consórcio encarregados de executar o projeto.
No evento serão abordadas questões referentes à implementação das iniciativas-piloto localizadas nas regiões de Castilha e Leão (Espanha), Beira Baixa (Portugal) e País Basco (França) e a definição de diferentes modelos de negócio dos 3 casos-piloto, conta o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -. Na temática e elenco da reunião irão constar as perspectivas de dois peritos convidados de Castilha e Leão e a intervenção de dois fisioterapeutas convidados sobre o papel da «Evidencia científica de las nuevas tecnologías» e «Fisioterapia en el domicílio – realidad de la Unidad Local de Salud de Castelo Branco».
As ações do projeto visam cobrir a necessidade de prestação de cuidados de saúde especializados e de serviços de reabilitação física e neurológica (especialmente para pessoas dependentes e idosas), através de ferramentas tecnológicas que permitam a oferta de serviços de tele-assistência e de tele-reabilitação, o que contribuirá também para a criação de emprego qualificado e para a fixação de uma nova população que dinamizará a economia rural.
Além do IPCB os elementos que integram o consórcio são: Cluster SIVI- Soluciones Innovadoras para la Vida Independiente (Espanha) – Líder; AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (Portugal); Gerencia de Servicios Sociales de la Junta de Castilla y León (Espanha); Fundación San Cebrián (Espanha); Gogoa Mobility Robots SL (Espanha); Universidade de la Iglesia de Deusto (Espanha); École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées ESTIA TECH (França) e Etablissement Public de Sante de Garazi (França).
O projeto REVITAL – “Revitalização socioeconómica de zonas de baixa densidade populacional através de teleassistência clínica”, está inserido no Programa Interreg VI-B Sudoe 2021-2027.