Projeto inovador de autoconsumo com painéis solares para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova

Projeto inovador de autoconsumo com painéis solares para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, conclui mais um projeto de autoconsumo fotovoltaico, desta vez para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova, responsável pela gestão e manutenção do Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova. 

Este projeto consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia elétrica a partir do sol. Com esta potência, este projeto vai permitir à associação idanhense reduzir de forma significativa a sua fatura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 em 350 toneladas por ano, totalizando 9.000 toneladas ao longo de 25 anos.

Em nota, a empresa explica que um dos aspetos mais inovadores deste projeto relaciona-se com o facto de uma das quatro unidades de produção, a maior de todas, com 608 painéis, ter sido instalada num lago com estrutura flutuante. Esta solução sustentável, ainda rara em Portugal, permite aproveitar uma área que não serviria para outras aplicações e que permite, inclusivamente, melhorar a qualidade da própria água armazenada no lago e reduzir a sua evaporação durante o verão. Adicionalmente, o facto de os painéis se encontrarem instalados na água faz com que a temperatura à superfície dos painéis seja mais baixa do que no solo e, como tal, a sua eficiência e, em consequência, a sua produção, serão maiores.

O presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova sublinha que “temos como missão garantir a melhor gestão possível dos recursos hídricos da nossa região”. Paulo Tomé acrescenta que “com este investimento na produção de energia solar, reforçamos o nosso papel na promoção da sustentabilidade ambiental e asseguramos uma redução significativa dos custos energéticos das nossas operações, o que nos permitirá alocar recursos para prestar um serviço ainda melhor aos nossos beneficiários”.

Já Paulino Oliveira, responsável Técnico da SunEnergy, “este é um projeto que nos orgulha não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela forma inovadora como aliámos a produção de energia solar à otimização dos recursos hídricos”.