Projeto “4VERBOS” do IPCB com financiamento da DGES

Projeto “4VERBOS” do IPCB com financiamento da DGES

O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – viu aprovada a candidatura apresentada ao Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes, para implementação do Projeto “4VERBOS | Compreender – Pensar – Comunicar – Debater”, que tem como objetivo melhorar a comunicação dos estudantes.

O projeto inclui atividades que têm como propósito o desenvolvimento das aptidões dos estudantes, iniciando com a leitura e compreensão de textos de natureza diversa e na capacidade de pensar e refletir sobre o seu conteúdo, seguindo-se a capacidade de estruturar formas de comunicação lógica que permitam defender e argumentar ideias e opiniões.

O projeto, diz o IPCB, tem como foco principal os alunos deslocados e com maiores dificuldades de integração, nomeadamente os estudantes internacionais provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa que, embora tenham a língua portuguesa como oficial, apresentam carências ao nível da comunicação e expressão oral e escrita, funcional e académica, o que compromete tanto o desempenho académico como a sua integração na sociedade.

O presidente do Politécnico considera que a aprovação do projeto “é uma boa notícia para o IPCB e mais um importante contributo para implementação das políticas de igualdade e inclusão que a instituição tem vindo a adotar”, num processo de mudança estrutural que pretende que o Politécnico de Castelo Branco seja “uma instituição cada vez mais inclusiva e igualitária”.

A implementação do 4VERBOS está agendada para o próximo ano letivo e vai incluir workshops temáticos, visitas de estudo, sessões de leitura acompanhada, atividades colaborativas, voluntariado em instituições dedicadas à leitura e organização de jogos e debates. O projeto prevê a colaboração das Associações e Núcleos de Estudantes do IPCB, e outras organizadas pelos próprios, como as associações de estudantes guineenses e cabo-verdianos, para a promoção da participação nas atividades.