Professores enfrentam dificuldades nas aulas

Autarquia de Castelo Branco reconhece trabalho dos professores
Fotografia: Ricardo Pires Coelho.

A Câmara de Castelo Branco realizou a tradicional cerimónia de boas-vindas aos professores na abertura do ano letivo de 2025/26, que decorreu no Cine-Teatro Avenida.

Este ano, Eduardo Sá, psicólogo clínico e psicanalista, professor da Universidade de Coimbra e do ISPA, em Lisboa e autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática, foi o convidado para proferir uma conferência.

O presidente da autarquia abordou o problema das vagas nas creches, afirmando que “não se antecipou” e que o objetivo passa por suprimir essa necessidade. De recordar que está em construção a Creche da Quinta das Violetas (capacidade para 84 crianças) e previstas mais duas novas estruturas, uma na Quinta da Pires Marques e outra em Alcains.

Na ocasião, Leopoldo Rodrigues reconheceu também o trabalho dos professores e as suas dificuldades não só na questão de lecionar, como a dificuldade de lecionar para crianças de várias nacionalidades e línguas diferentes numa sala de aula.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, admitiu ainda a capacidade de quem pensa diferente, pois “é mais fácil continuar o que está instituído por trazer segurança” e que “é importante pensar nisso”.

O autarca reconheceu ainda a presença dos professores na sessão solene de abertura do ano letivo 2025/26.

Ricardo Pires Coelho