Proença-a-Nova recebe o arranque do 45º Grande Prémio Abimota

Proença-a-Nova recebe o arranque do 45º Grande Prémio Abimota

O concelho de Proença-a-Nova será novamente palco do 45º Grande Prémio ABIMOTA, na 6ªfeira, 30 de maio. Este ano acolhe o arranque da primeira etapa da prova.

O pelotão irá percorrer 186km entre Proença-a-Nova e Anadia, atravessando os concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova, Mortágua, Mealhada e Anadia. A autarquia proencense conta que a partida simbólica será no Parque Urbano Comendador João Martins, às 12h30.

O presidente da Câmara de Proença-a-Nova destaca o facto de o concelho receber esta iniciativa desportiva há vários anos consecutivos, assim como as condições naturais do território que “criam condições ímpares para a prática de vários desportos, do BTT ao todo o terreno, da escalada ao pedestrianismo, do trail running à orientação, entre muitos outros”. João Lobo acresce que, “no caso do ciclismo de estrada, de que o Grande Prémio Abimota é um excelente exemplo, os atletas encontram no nosso território percursos com diferentes graus de dificuldade. Em comum, a envolvente natural, a floresta que nos caracteriza e que sempre nos potencia enquanto território”.

Com um total de 478km, esta prova de ciclismo vai terminar em Águeda a 1 de junho. Este ano, a competição integra 120 corredores distribuídos por 16 equipas (13 portuguesas e 3 espanholas) nas categorias Elite e Sub-23 que se preparam para disputar as oito camisolas da prova. Esta é a segunda corrida mais antiga de Portugal, em provas por etapas e a única no país com oito camisolas em disputa, não existindo outra prova de ciclismo de estrada com um número de camisolas igual ou superior em competição.