Proença-a-Nova explora potencial estratégico na Croácia

Proença-a-Nova explora potencial estratégico na Croácia

O Município de Proença-a-Nova, município integrante da Pinhal Maior, integrou uma ação de benchmarking na Croácia, no âmbito do projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo, apoiado pelo PDR 2020 e financiado pelo Portugal 2020 com contribuição do FEADER.

A autarquia conta que esta visita teve como objetivo o conhecimento de experiências de valorização de recursos hídricos de sucesso, em termos turísticos, patrimoniais e ambientais, com o intuito de conhecer exemplos inovadores nas suas ofertas e consigam atrair mais visitantes, valorizando os seus recursos endógenos, a cultura e a hospitalidade das comunidades aí residentes.

O presidente do Município de Proença-a-Nova ressaltou a relevância desta iniciativa, afirmando que “a visita à Croácia teve como propósito primordial o estudo de experiências bem-sucedidas na valorização dos recursos hídricos, com enfoque nos domínios turístico, patrimonial e ambiental”. Para João conhecer de perto experiências de sucesso, adquire-se conhecimentos que “certamente contribuirão para aprimorar as nossas próprias ofertas turísticas. Estamos comprometidos em aplicar estes exemplos para atrair mais visitantes, valorizando os nossos recursos endógenos, a nossa cultura e a hospitalidade das nossas comunidades locais”.

Durante essa incursão estratégica, foram explorados destinos emblemáticos como a aldeia histórica de Krapje e o Parque Natural de Lonjsko polje, a maior zona húmida protegida em toda a bacia do Danúbio, entre outros. Participaram dessa jornada não apenas representantes de Proença-a-Nova, mas também os parceiros Tagus, Adraces – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e APRODER.