Proença-a-Nova aprova Plano Operacional Municipal para 2024

Proença-a-Nova aprova Plano Operacional Municipal para 2024

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais aprovou o Plano Operacional Municipal de Proença-a-Nova para 2024, numa reunião que juntou os responsáveis desta área em questão, nos Paços do Concelho. O documento foi aprovado por unanimidade e segue agora para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, em conjunto com o relatório anual de execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios referente ao ano 2023.

Nesta reunião, explica a autarquia proencense, foi apresentada a organização deste dispositivo que prevê a mobilização preventiva de meios e atende à disponibilidade dos recursos, de forma a garantir uma deteção e extinção rápida de incêndios, incluindo o inventário de viaturas e equipamentos que o concelho dispõe para a prevenção e combate a incêndios. Foi ainda definido os canais de comunicação e procedimentos de atuação das várias forças e entidades do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, de modo a contribuir para uma melhor e mais eficaz resposta de todos à questão dos incêndios florestais. Foram ainda definidos os locais estratégicos de vigilância e 1ª intervenção e a articulação das diferentes entidades no Território do Município que é feita pelo serviço do Gabinete de Proteção Civil e Florestas do Município em parceria com os Bombeiros e a Associação de Produtores Florestais de Proença-a-Nova. Os locais estratégicos de estacionamento constituem pontos no território onde se considera ótimo o posicionamento de unidades de 1ª intervenção. O principal objetivo é otimizar o tempo de primeira intervenção, que depende do tempo de deteção e do tempo de chegada ao local.

O Plano Operacional Municipal é o caderno III do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2020/29. Foi elaborado pelo Município de acordo com o Guia Técnico do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O plano operacionaliza o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em particular as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.