A primeira Marcha LGBTQIA+ a realizar em Castelo Branco está marcada para sábado, 14 de setembro.
Em nota é referido que o ponto de partida será em frente à Câmara Municipal, pelas 16h30, seguindo pela Avenida Nuno Álvares, passando pela Rua Cardeal da Mota e a Rua da Sra. da Piedade, em direção ao jardim da Rua Mousinho Magro, onde irá terminar com um arraial.
Organizada pelo coletivo Joe e apoiada por diversas organizações e associações, a marcha pretende dar visibilidade às questões e desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, bem como celebrar as conquistas alcançadas até hoje. É ainda dito que esta marcha é “um convite à solidariedade e ao respeito, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para toda a gente”.
A organização da Marcha LGBTQIA+ em Castelo Branco vem mostrar, em comunicado, o seu repúdio às ameaças da Habeas Corpus.
Esta reação vem no seguimento de terem tido conhecimento deste grupo ter mostrado que irá marcar presença nesta ação e que irão intervir caso haja crianças no arraial, quer estejam ou não acompanhadas com os pais.
De acordo com a informação enviada às redações pela organização da marcha, estas ameaças já foram reportadas às forças de segurança e entidades competentes, pelo que serão tomadas todas as medidas para garantir a segurança e tranquilidade de todas as pessoas participantes.