O presidente da Câmara de Oleiros integrou a delegação de autarcas da CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – numa missão institucional a Bruxelas, promovida pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – da Beira Baixa em parceria com a SEDES Europa.
A deslocação teve como objetivo reforçar a afirmação da região no contexto europeu, estabelecendo contactos estratégicos e debatendo políticas essenciais para o seu desenvolvimento, explica a autarquia oleirense.
Para Miguel Marques, esta missão representou uma oportunidade para projetar o concelho e a região no panorama europeu, reforçando a importância da cooperação transfronteiriça e da captação de investimentos para territórios do interior. O autarca sublinhou o futuro dos municípios que passa, também, por um posicionamento estratégico a nível europeu, “garantindo acesso a apoios fundamentais para a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida das nossas populações”. A autarquia refere que Miguel Marques mostrou essencialmente, tal como os restantes presidentes de Câmara, a preocupação fundamental das infraestruturas rodoviárias e da necessidade de recuperação e conclusão do IC31 e do IC8, fundamentais para a ligação estratégica a Espanha e a Madrid.
No caso específico de Oleiros, o autarca destacou a necessidade urgente da requalificação da EN238, por ser a principal ligação a Castelo Branco e, consequentemente, a Espanha. Miguel Marques considerou que esta missão representou também uma forma de estreitar contatos importantes, principalmente no que respeita aos fundos europeus, “fundamentais para alavancar projetos estruturantes para o concelho”.