O docente do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, Paulo Gonçalves e o bolseiro de investigação António Alves receberam o prémio de Melhor Demonstração na 2024 IEEE 3ª Conferência Internacional sobre Realidade Inteligente, realizada em Coimbra.
O trabalho premiado foi desenvolvido no âmbito do projeto Interreg EUROAGE+ e teve como foco a interação entre robôs e humanos, com ênfase na estimulação cognitiva de idosos.
O IPCB conta que o trabalho apresentado pela equipa incluiu uma plataforma para jogos de estimulação cognitiva e destreza física, um robô para manipulação de objetos e uma interface áudio para a conversação com o idoso. O projeto envolveu a colaboração de diversos alunos e bolseiros do Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB, coordenado pelo docente Paulo Gonçalves, com a parceria do Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva Jesus Uson (CCMIJU) de Cáceres, Espanha, e das instituições Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e de Castelo Branco.
O prémio foi atribuído entre dezasseis demonstradores apresentados na conferência, destacando o impacto e inovação da pesquisa na área da Realidade Inteligente, um tema central do evento, que explora a convergência de tecnologias como a Realidade Aumentada, Virtual e Mista, Inteligência Artificial e Robótica.
Este trabalho faz parte do projeto EUROAGE+, uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o envelhecimento ativo através da investigação e da inovação.