Prémio de melhor demonstração na Conferência Internacional do IEEE sobre Realidade Inteligente para equipa do IPCB

Prémio de melhor demonstração na Conferência Internacional do IEEE sobre Realidade Inteligente para equipa do IPCB

O docente do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, Paulo Gonçalves e o bolseiro de investigação António Alves receberam o prémio de Melhor Demonstração na 2024 IEEE 3ª Conferência Internacional sobre Realidade Inteligente, realizada em Coimbra.

O trabalho premiado foi desenvolvido no âmbito do projeto Interreg EUROAGE+ e teve como foco a interação entre robôs e humanos, com ênfase na estimulação cognitiva de idosos.

O IPCB conta que o trabalho apresentado pela equipa incluiu uma plataforma para jogos de estimulação cognitiva e destreza física, um robô para manipulação de objetos e uma interface áudio para a conversação com o idoso. O projeto envolveu a colaboração de diversos alunos e bolseiros do Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB, coordenado pelo docente Paulo Gonçalves, com a parceria do Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva Jesus Uson (CCMIJU) de Cáceres, Espanha, e das instituições Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e de Castelo Branco.

O prémio foi atribuído entre dezasseis demonstradores apresentados na conferência, destacando o impacto e inovação da pesquisa na área da Realidade Inteligente, um tema central do evento, que explora a convergência de tecnologias como a Realidade Aumentada, Virtual e Mista, Inteligência Artificial e Robótica.

Este trabalho faz parte do projeto EUROAGE+, uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o envelhecimento ativo através da investigação e da inovação.