A Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, foi palco da primeira etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia 2025, recebendo a elite da modalidade, marcado pela intensidade competitiva e pelas excelentes condições naturais e logísticas do espaço.
Participaram na competição 23 pares masculinos e 17 pares femininos, números que refletem uma adesão muito significativa para uma etapa inaugural. Leonel Salgueiro, diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Voleibol e responsável pela organização da etapa, destacou o sucesso do evento. O responsável afirmou que “o evento decorreu com normalidade […] Da nossa parte correu tudo lindamente. As infraestruturas têm muito boas condições para receber provas. A areia é muito boa, comparativamente a outras caixas de areia de outros pontos do país, das melhores que já vi”.
Além disso, Leonel Salgueiro sublinhou o potencial da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva para acolher provas de maior dimensão, incluindo competições internacionais, estando já apalavrado com o Município de Proença-a-Nova o acolhimento futuro de provas com atletas de outras partes do mundo, nomeadamente uma etapa pontuável para o circuito mundial, revela a autarquia.
Esta etapa inaugural do campeonato foi também marcada por uma elevada participação, especialmente no escalão feminino. A Federação atribuiu pontos a dobrar nesta etapa, o que incentivou o aumento do número de inscrições, promovendo maior competitividade desde o arranque da prova. As várias etapas que se seguem ao longo do país irá permitir aos atletas acumular pontos até à grande final, onde será apurado o campeão nacional.