Posto de Turismo de Castelo Branco promove património cultural imaterial do concelho

Município de Oleiros volta a apoiar famílias com oferta de cadernos escolares

No âmbito do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial (17 de outubro), o Posto de Turismo de Castelo Branco assinala a data com um conjunto de iniciativas dedicadas às tradições e aos saberes da região.

Até domingo, 26 de outubro, este espaço, localizado no centro da cidade, tem patente uma exposição com o Bordado de Castelo Branco; Danças Tradicionais da Lousa; Bodo de São Sebastião – Coscoréis da Lardosa; e Viola Beiroa.

Além disso, a autarquia albicastrense refere que há atividades complementares, com um workshop de Bordado de Castelo Branco, com bordadoras do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, para sábado, entre 9h30 às 12h30. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser efetuadas pela internet.

Também ao longo desta semana há um conjunto de apresentações. No sábado, dia 25, às 15h, será sobre o Bodo de São Sebastião – Coscoréis da Lardosa, com Luís Franco; e no domingo, dia 26, às 15h, será sobre a viola beiroa, com Miguel Carvalhinho. As inscrições são gratuitas, mas limitadas.

A Câmara de Castelo Branco frisa que estas iniciativas pretendem ser uma celebração das expressões que fazem parte da identidade coletiva do concelho, assumindo-se como um convite para descobrir, preservar e valorizar o Património Cultural Imaterial de Castelo Branco.