A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 congratula a promulgação do diploma que elimina as portagens nas ex-scuts, que entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025.
Este movimento salienta que a reposição das SCUT é o resultado da luta intensa travada, em separado e conjuntamente, ao longo de mais de 13 anos pelas organizações que integram a Plataforma e pelas organizações e entidades que integram o seu Conselho Geral.
Em comunicado, a Plataforma realça a “enorme vitória”, que “não teria sido possível sem o apoio das populações, dos trabalhadores e dos empresários, dos dirigentes e delegados sindicais, de muitas forças económicas, sociais, de muitos autarcas e dos partidos que votaram favoravelmente a proposta de lei na Assembleia da República (PS; PCP; BE; Livre; Chega e PAN).
Mas há uma nova batalha pela frente e exigir um plano de Mobilidade e medidas para o Desenvolvimento do Interior.
A Plataforma considera que o Interior precisa deste Plano no sentido de valorizar e promover o transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias e o conjugue com o transporte público rodoviário.
Assim, a 10 de outubro, às 15h, em local a designar, a Plataforma vai realizar uma Conferência sob o tema “o Interior e o Futuro – Sem Portagens | Mobilidade – Ambiente – Investimento”.