O Penamacor Vila Madeiro regressou neste mês de dezembro para mais uma edição. Como manda a tradição, o Maior Madeiro do País foi aceso na noite de 23 para 24.
O evento contou, mais uma vez, com mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, animação itinerante, exposições, concertos, apresentações de livros, passeios pedestres, showcookings e mercadinho do livro, entre inúmeras atividades recreativas, gastronómicas e culturais.
A autarquia recorda que, durante a inauguração, o presidente da Câmara de Penamacor agradeceu a todos os que permitem que este evento seja possível o empenho demonstrado. António Luís Beites adiantou, ainda, que o Município submeteu, no início do mês, a candidatura dos Madeiros do concelho a Património Imaterial Nacional.
Durante o Penamacor Vila Madeiro foram inúmeras as propostas para miúdos e graúdos que fizeram do evento “uma grande edição”, considera a autarquia local.
O momento alto é, como sempre, o acender do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentam a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias.