Durante este mês assinala-se o “Outubro Rosa”, que pretende sensibilizar para a prevenção do cancro da mama.
Uma vez mais, a Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, em Castelo Branco, volta a associar-se a esta causa, levada a cabo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver.
Além da possibilidade de adquirir material do “Outubro Rosa” nesta associação, a sede fica iluminada com luzes cor-de-rosa, como referiu José Perquilhas, presidente da coletividade em conferência de imprensa.
José Perquilhas, presidente da Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, acrescentou que associar-se a esta iniciativa é importante, pois é importante alertar e sensibilizar toda a comunidade para o cancro da mama.
Além desse fator, o “Outubro Rosa” quer também mostrar a todas que há vida além do cancro, realçou Deolinda Bastos, do Movimento Vencer e Viver.
Deolinda Bastos, do Movimento Vencer e Viver, sublinhou que o cancro da mama “já não é uma doença de velhos, infelizmente, cada vez mais novos” são diagnosticados com esta doença e importa sensibilizar.
Quanto a estas parcerias, Deolinda Bastos realçou a sua importância, para chegar mais e melhor à comunidade, até porque o Movimento Vencer e Viver tem apenas 13 voluntárias.
Apesar de outubro ser o mês em que se dá enfase ao cancro da mama, o trabalho deste movimento é feito durante todo o ano.
De referir ainda que, durante a conferência de imprensa, José Perquilhas, presidente da Associação do Bairro da Carapalha, avançou que irá também ser assinalado “Novembro Azul”, que pretende sensibilizar para a prevenção do cancro da próstata.
Ricardo Pires Coelho