Outrem comemorou I Foral de Castelo Branco

Outrem comemorou I Foral de Castelo Branco

A Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, comemorou, uma vez mais, a atribuição pelo Mestre Templário Pedro Alvito, do 1º Foral a Castelo Branco.

Este ano, o programa decorreu junto à Ermida de Nossa Senhora de Mércoles, em Castelo Branco, ermida com forte componente templária, tendo sido prestado tributo a Mestre Pedro Alvito, que concedeu à então Vila Franca da Cardosa, o primeiro foral, que deu origem a Castelo Branco, conta a organização.

O evento contou com uma ceia medieval, com a presença dos vários parceiros que organizaram o evento e outros convidados, que degustaram pratos com inspiração à época, que incluiu sobremesas de origem árabe, confecionadas pelo Chef Cristiano Louro, e o momento foi animado pelos Trotto Saltarelo e o ator Marlon Fortes; também se celebrou uma missa em honra de Mestre Pedro Alvito, bem como, os torneios apeados e, pela primeira vez em Castelo Branco, do torneio a cavalo.

O I Torneio a Cavalo de Castelo Branco esteve a cargo dos Cavaleiros & Falcoeiros de Ribadouro, que têm realizado torneios em Portugal e no estrangeiro, tendo já ganho vários torneios internacionais.

Estas e outras propostas fizeram parte do programa do evento, que contou com a presença do ator Marlon Fortes que deu vida a Mestre Pedro Alvito.

A Outrem teve como parceiros a Câmara de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, RVJ Editores e Diocese de Portalegre e Castelo Branco – Paróquia de S. Miguel da Sé.

Recorde-se que Pedro Alvito foi Mestre Templário dos 3 Reinos (Portugal, Castela e Leão) e concedeu o primeiro foral a Castelo Branco em 1214.