A Orquestra Barroca D’Aquém Mar apresenta-se ao vivo esta 6ªfeira, 20 de outubro, às 21h30, na Igreja Matriz de Idanha-a-Nova.
O concerto é uma viagem sonora entre 2023 e 1773, ano da fundação do concelho de Lagoa do Algarve.
A autarquia idanhense dá conta que o programa inicia com “Pássaros de Lagoa”, uma encomenda à compositora Teresa Gentil (1987), explorando a musicalidade do canto dos pássaros que habitam as terras de Lagoa do Algarve e termina com o dueto do final do segundo ato de “L’Eumène”, de João de Sousa Carvalho (1745 – 1799), tendo sido estreado precisamente há 250 anos.
O programa contempla também a emblemática suite orquestral de G. F. Haendel (1685-1759) “The Water Music”, originalmente escrita para ser executada sobre o rio Tamisa, em Inglaterra. Projeto com direção artística da cravista Elsa Mathei e direção musical de Pedro Castro.
Esta ação é inserida na ridMUSA – Rede Informal para a Difusão da Música Antiga, um projeto de difusão e promoção de artistas locais no domínio da música historicamente informada, promovido pelo Auditório Carlos do Carmo de Lagoa do Algarve, a Casa das Artes de Famalicão e o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, para o quadriénio 2022/25, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Estabelecendo um diálogo entre projetos estabelecidos e emergentes na área da música antiga em cada território, cada um dos equipamentos pertencentes à RIdMUSA propõe, anualmente, um projeto para circulação nacional, em outubro, no âmbito das celebrações do Mês da Música, prevendo-se a circulação artística entre 2023/25.