Estão abertas as inscrições para a residência artística da obra “Orpheu: Caminho para Averno”, que vai decorrer em Idanha-a-Nova, entre os dias 12 e 16 de fevereiro, dedicada a esta criação de Pedro Ramos, diretor artístico da Ordem do O – Associação Cultural.
Os ensaios decorrem em horário pós-laboral (entre as 19h e as 21h, podendo haver ajustes, se necessário), no Centro Cultural Raiano, e destinam-se a maiores de 16 anos com experiência em dança, teatro ou canto, explica a autarquia idanhense.
O espetáculo vai realizar-se neste mesmo espaço cultural, a 17 de fevereiro, às 21h30.
“Orpheu: Caminho para Averno” é a segunda parte de um projeto maior em torno do mito do divino cantor. Aqui é acompanhado o seu percurso, emergido dos confins da ancestralidade, vislumbrando a matéria original, como uma brecha no desconhecido. Do seu encontro com Eurídice, coros de movimentos e vozes evocam os infinitos ciclos de transformação, onde a vida e a morte se abraçam, até à celebração última do amor. O mito órfico encaminha para o grande enigma do universo.
Este é um espetáculo que segue a linha operática não convencional da Ordem do O, apostando na criação experimental e reunindo um elenco de intérpretes das áreas da dança, teatro e música, partindo da prática exploratória do corpo, na sua relação com o texto e paisagens sonoras.
É um projeto cofinanciado ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses por parte da República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes.
As inscrições estão limitadas a 8 pessoas. Os interessados deverão enviar um e-mail (ordemdoo.producao@gmail.com), indicando os dados pessoais.