Durante três dias, o Pavilhão Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, foi a sala de receção de centenas de pessoas de todo o país e estrangeiros com o único interesse de descobrir ou voltar a experienciar o prazer de comer o cabrito “estonado” acompanhado do vinho callum.
O Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum reafirmou Oleiros como a “Capital do Cabrito Estonado e Vinho Callum” e projetou o concelho enquanto destino gastronómico, realça a autarquia em nota.
O vice-presidente da Câmara Municipal explica que “com este festival, que já não se realizava desde a pandemia, promovemos esta iguaria gastronómica de Oleiros, que durante todo o ano atraí centenas de pessoas aos restaurantes que confecionam este típico Cabrito Estonado do Concelho”.
Paulo Urbano afirma que “na base de um levantamento feito, que foram servidas cerca de 1.500 doses de Cabrito Estonado durante o evento”. Nesse sentido, o autarca faz “um balanço extremamente positivo do Festival que dinamizou a economia local, como aliás era o objetivo da Câmara Municipal”. Paulo Urbano acrescenta que as pessoas foram aos restaurantes aderentes que ainda confecionam o Cabrito Estonado, “e esperamos que muitos desses visitantes, amantes da gastronomia, regressem com familiares ou amigos a Oleiros para dar a conhecer este prato”.
De recordar que foram seis os restaurantes no concelho que se associaram ao Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum em Oleiros. Também no recinto do festival foram servidas iguarias confecionadas ao vivo à base do Cabrito Estonado.
Com uma mostra de produtos locais, artesanato e animação musical no Pavilhão Multiusos e um passeio pedestre, o evento promoveu esta gastronomia única de Oleiros.