A Câmara de Oleiros já deu início à 3ª edição do Orçamento Participativo. As propostas podem ser submetidas não só à população em geral (25 ou mais anos), mas também aos jovens (16 aos 24 anos).
Em 2023 a verba global de 50.000€ e as propostas podem ser submetidas até ao dia 31 de maio, na plataforma digital própria idealizada para o efeito (https://op.cm-oleiros.pt/) ou nas Assembleias Participativas, explica a autarquia.
Esta iniciativa pretende continuar a promover novas formas de participação dos cidadãos na definição das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da confiança entre eleitores e eleitos, ao mesmo tempo que sensibiliza a comunidade para as atribuições e competências do município e para o envolvimento dos munícipes na gestão autárquica.
As propostas a apresentar ao Orçamento Participativo de 2023 devem ser enquadradas nas Democracia e Cidadania; Solidariedade e coesão social; Ecologia, ambiente e energia; Cultura e Arte urbana; Educação e Juventude; Património material e imaterial; Desporto, saúde e bem-estar; Mobilidade; Qualidade de vida; Inovação e Empreendedorismo.