Oleiros não fica de fora das comemorações do 51º aniversário do Dia da Liberdade, que acontece esta 6ªfeira, 25 de abril.
A autarquia local faz saber que o programa inicia-se às 10h, com a abertura da exposição na Casa da Cultura, “Há sempre a lembrança!”, uma homenagem aos antigos combatentes da Guerra do Ultramar, em especial aos naturais do concelho.
A mostra destaca quinze militares naturais de Oleiros que perderam a vida em combate, evocando os seus nomes, naturalidade e os teatros de operações onde serviram (Angola, Moçambique e Guiné). Entre os vários elementos em exibição encontram-se as cédulas militares dos combatentes falecidos, fardas e equipamento militar da época, boinas representativas dos três ramos das Forças Armadas, um rádio de transmissões, além de documentos e imagens da época. A exposição inclui ainda QR Codes que permitem aceder a áudios com a identificação dos militares homenageados, conferindo à mesma um caráter imersivo.
A partir das 11h está marcado o desfile da Fanfarra dos Bombeiros de Oleiros, seguindo-se o hastear da banda, nos Paços do Concelho; a sessão solene alusiva aos 51 anos do 25 de Abril, no Multiusos das Devesas Altas; e de uma atuação de “As Formigas no Carreiro”, no Multiusos das Devesas Altas.
