Odisseia Nacional do D. Maria II passa por Idanha-a-Nova

Odisseia Nacional do D. Maria II passa por Idanha-a-Nova

A Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II vai passar por Idanha-a-Nova entre esta 2ªfeira e sábado, 24 e 29 de abril.

O Teatro Nacional D. Maria II vai ser alvo de obras de recuperação ao longo do ano de 2023. Assim, o seu desenvolvimento do projeto artístico e cultural para este ano assenta numa programação difundida por todo o território nacional e, em concreto, no concelho de Idanha-a-Nova, onde se concretizam dois dos eixos programáticos da Odisseia Nacional. O Programa Peças, com a apresentação de Nau Nau Maria, no Centro Cultural Raiano, na 6ªfeira, (dia 28), às 21h30; e o Programa Atos, que lança diversos desafios à participação da comunidade, durante a semana.

Desta forma, durante esta semana, contribuindo para a pesquisa em curso, a comunidade de Idanha‑a-Nova será desafiada a participar ou interagir em peças de teatro de pequeno porte em espaços públicos não convencionais, numa emissão radiofónica, num filme documental (apresentado no sábado, dia 29, no Centro Cultural Raiano, às 18h), numa conversa sobre sustentabilidade e as escolhas individuais e ainda num estudo sociológico, revela a autarquia idanhense.

Mais do que descentralizar, com a Odisseia Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II pretende procurar novos centros e estar mais próximo das populações, mostrando o país como um espaço de cultura ainda mais acessível, permitindo alavancar sinergias, contribuindo para a promoção de uma oferta cultural regular e contínua em todo o território.

A passagem da Odisseia Nacional do TNDM II por Idanha-a-Nova integra a programação do Centro Cultural Raiano cofinanciada pela Direção-Geral das Artes/República Portuguesa- Cultura, no âmbito do Apoio à Programação – RTCP.