Nuno Batuca, mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos pela Escola Superior de Tecnologia, de Castelo Branco, publicou o artigo “IT Service Management: Conceitos e Processos” na revista científica “Ciências da Computação”.
O trabalho centra-se na análise e discussão dos conceitos inerentes aos processos de TI – Tecnologias de Informação -, auxiliando quem está a dar os primeiros passos nesta área, e resulta do Projeto Aplicado, orientado pelos docentes Vasco Soares e João Caldeira. Ao longo do documento são descritas as fases que compõem a Gestão de serviços de tecnologia da informação e a Biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, sob a forma de um guia orientador, explica o Politécnico de Castelo Branco.
Num mundo cada vez mais tecnológico, a alta disponibilidade dos sistemas é cada vez mais exigente aos serviços de TI. A Gestão de serviços de tecnologia da informação pode ter um papel fundamental na gestão de TI, auxiliando clientes e parceiros para que o serviço prestado apresente a melhor relação custo/benefício, diminuindo o tempo de inatividade e as interrupções dos serviços. Procura-se potenciar o valor do negócio. Neste contexto, a Biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação aparece como uma framework que tem como objetivo auxiliar e facilitar a definição do negócio e a implementação da Gestão de serviços de tecnologia da informação.