A Rua José Bento, em Castelo Branco, tem o novo mural da cidade, intitulado “Castelo Branco Cidade”, da autoria da artista plástica Rosário Bello. A obra de grandes dimensões é composta por cerca de 700 azulejos pintados à mão e assume-se como uma homenagem à história e ao legado de Castelo Branco, retratando elementos da sua cultura e do seu património, tendo resultado do desafio lançado pelo Município no âmbito do 254º aniversário da elevação de Castelo Branco a cidade.
A autarquia conta que, na inauguração o presidente da Câmara Municipal referiu que “este mural honra bem Castelo Branco e a Rosário Bello, que é uma artista genuína que preza muito o trabalho que faz”. O “belíssimo painel dignifica Castelo Branco e reforça o papel da arte urbana, que está patente em diversos locais da cidade”, afirmou Leopoldo Rodrogies. Além disso, estes trabalhos são uma forma de “fazer comunidade e de projetar os artistas locais”, criando pontos de referência que possam atrair pessoas.
Rosário Bello estava visivelmente emocionada pela “concretização deste sonho de alguns anos”, que colocou a sua arte no coração da cidade, agradecendo o apoio da autarquia e de todos os envolvidos neste trabalho. Segundo a artista, este foi um dia importante para ela, elaborando o maior painel que fez até agora, e lançou o desafio para as escolas e todas as pessoas virem ver o seu mural e “observar com atenção para conseguir interpretar” todos os elementos neles presentes.
A sessão inaugural contou com o cantor albicastrense JAFUIPEDRO, tendo sido apresentada a música “Castelo Branco”, cuja letra é da autoria de Rosário Bello.