O concelho de Proença-a-Nova tem nove empresas reconhecidas como PME Líder, referente ao ano de 2023, uma distinção que surge como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia portuguesa.
As empresas Ambienti D’Interni, Unipessoal, Lda, Américo R. Rolo – Construções, Lda, José Lourenço – Pneus e Combustiveis, Lda., José Lourenço & Filhos, Lda, Linhambiente, S.A, Pinhalfer – Caixilharias e Serralharia, Lda, PinhalNova – Madeiras Tratadas, Lda, Piscinas do Centro – Construção de Piscinas, Lda, Soprotaco – Assentamento e Comercialização de Pavimentos, LDA e Superproença – Supermercados, Lda venceram este galardão.
Em nota, João Lobo, presidente da Câmara Municipal, diz que “o reconhecimento das empresas de Proença-a-Nova como PME Líder é mais do que uma distinção: é um testemunho do compromisso e da resiliência que impulsionam a economia local, fortalecendo o tecido empresarial e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região”.
O estatuto PME Líder é atribuído anualmente pela Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), em parceria com 10 bancos a operar em Portugal e as Sociedades de Garantia Mútua. O estatuto PME Líder foi lançado em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.