Castelo Branco acolhe até 6ªfeira, 5 de julho, a VIII Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar, com a presença de cerca de 650 professores de Educação Física e do Desporto Escolar e 27 formadores das mais diversas áreas temáticas.
O evento é organizado pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços do Centro, com o apoio da autarquia local, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas Altotejo e com as Federações que tutelam as modalidades sobre as quais versam as ações de formação.
A Semana Nacional de Formação é um marco importante no programa de atividades do Desporto Escolar e assume-se como sendo um momento único de reencontro, aprendizagem, partilha de conhecimento e boas práticas, realçou António Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, durante a sessão de abertura.
Presente esteve o secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, que agradeceu a disponibilidade dos professores por ser numa altura difícil, mas reflete o seu compromisso. Pedro Cunha afirmou que estava perante a seleção nacional do desporto escolar.
Pedro Cunha, secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, disse ainda que o desporto escolar só é possível pelo empenho dos professores.
Também esteve presente o secretário de Estado do Desporto, que confessou estar honrado por estar perante tantos professores de desporto, por terem um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens.
Pedro Dias disse que o profissionalismo dos professores é decisivo para o bom caminho do projeto, combatendo um dos problemas que têm pela frente, o digital.
A Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar é, para Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, importante para tornar a sociedade mais ativa e combater a iliteracia no desporto.
Uma ideia partilhada pela vereadora da Câmara de Castelo Branco, que referiu ser esta uma oportunidade para a partilha de conhecimentos, testemunhos, experiências e metodologias.
Patrícia Coelho acrescentou que este é também um bom momento para alertar para a problemática da obesidade infantil, por o evento promover e incentivar a prática do desporto e uma vida saudável. De referir que, por a sessão de abertura decorrer num dia de Luto Nacional, pelo falecimento de Manuel Cargaleiro, no início foi feito um minuto de silêncio.
Ricardo Pires Coelho