A Escola Superior de Educação, em Castelo Branco, tem patente a exposição “Nem escola sem pão nem educação sem ação”.
Este é o resultado de um trabalho desenvolvido nos anos letivos de 2022/23 e 2023/24, do Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, com a orientação das docentes responsáveis Helena Margarida Tomás, Margarida Afonso e Paula Péres.
Este projeto contou com a parceria do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco, (escolas básicas do 1.º ciclo de São Tiago e de Salgueiro do Campo) e do Lar de São Tomás de Salgueiro do Campo. Durante os dois anos letivos realizaram-se atividades que integraram alunos dos quatro anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, idosos institucionalizados, com idades compreendidas entre os 72 e os 97 anos e estudantes da Escola Superior de Educação do IPCB, dos cursos CTeSP em Recreação Educativa de Crianças e licenciatura em Educação Básica.
O IPCB refere que a motivação, o empenho e o dinamismo de toda a equipa do projeto facilitou o desenvolvimento de atividades diversificadas que visaram a promoção das literacias científica e artística e a preservação e divulgação da cultura e das tradições portuguesas, particularmente as ligadas à temática do pão.