Músicos albicastrenses reunidos em disco

Músicos albicastrenses reunidos em disco

“Super Castelo Branco – Volume II” é a mais recente coletânea sonora albicastrense, reunidos num CD duplo e nas plataformas de streaming, disponível a partir de 2 de outubro.

Castelo Branco e toda a Beira Baixa sempre foram solo fértil à criação artística e em especial à produção musical. Exemplo disso são as riquíssimas heranças ancestrais das músicas de trabalho agrícola da região ou as melancólicas melodias dos “nossos” temas quaresmais e de natal, mas também os pífanos e flautas dos pastores da transumância, os adufes e cantigas de Monforte da Beira e Malpica do Tejo, os bombos de Almaceda, os genébres da Lousa, a muito particular viola beiroa que sobreviveu à extinção, ou ainda as harmónicas, banjos, bandolins, sanfonas, etc., utilizadas por inúmeros tocadores um pouco por toda a região.

Em 2004, a Skud & Smarty, em parceria com a revista Raia, lançavam o primeiro volume do Super Castelo Branco. 

Dezanove anos depois, surge o segundo volume, uma compilação de 37 bandas e músicos albicastrenses, representam outros tantos temas originais e inéditos de autores cujo berço ou residência é a capital da Beira Baixa. Em nota é explicado que todo o disco é também uma homenagem à cidade, às suas gentes e à sua herança criativa, artística e musical.

Completam esta edição a pintura inédita de Castelo Branco, do pintor albicastrense Jacinto Alves, e o poema também nunca publicado dedicado à cidade por um dos seus poetas maiores, António Salvado.