A partir do próximo ano, o Município de Vila Velha de Ródão vai comparticipar a totalidade dos passes escolares dos alunos do concelho que frequentam o Ensino Secundário. A medida representa um encargo anual de cerca de 39 mil euros para a autarquia e visa contribuir para o alívio da difícil situação financeira em que muitas famílias se encontram e prevenir o abandono escolar.
Em nota a autarquia conta que este apoio vai abranger mais de três dezenas de alunos do concelho que frequentam o Ensino Secundário em Castelo Branco e que até aqui beneficiavam de uma comparticipação do município no pagamento de 50% do valor do passe da carreira pública.
Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão, explica que “apesar da comparticipação de 50% por parte da autarquia que existia até aqui, as despesas relacionadas com o transporte escolar dos seus filhos representavam um encargo médio anual de 470 € para as famílias do concelho, um valor considerável tendo em conta a débil situação financeira de muitos agregados familiares, resultante da crise habitacional, subida dos juros, inflação, e outros fatores causadores da perda de rendimento disponível nas famílias”.
Nesse sentido, e com o intuito de apoiar financeiramente as famílias do concelho e, ao mesmo tempo, prevenir o abandono escolar, estimulando a continuidade do percurso escolar dos alunos do concelho, o executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão deliberou por unanimidade, na última reunião e no âmbito das suas competências em matéria de transportes e ação social escolar, passar a comparticipar em 100% o valor dos passes dos alunos que frequentam o ensino secundário em Castelo Branco.
Assim, o apoio entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, devendo os alunos e respetivo agregado familiar fazer prova da residência no concelho, bem como do respetivo recenseamento, condição essencial para poder beneficiar da comparticipação de 100% do valor do passe.
A autarquia esclarece que a presente medida não inclui os alunos que frequentam o Ensino Profissional em Castelo Branco, uma vez que o passe destes alunos é comparticipado diretamente e na totalidade pelo Programa Operacional Capital Humano.