O Município de Oleiros está a realizar, em todo o concelho, a segunda ação de lavagem e desinfeção dos cerca de 900 contentores de resíduos indiferenciados integrados nos circuitos municipais de recolha.
Esta operação tem como principal objetivo melhorar as condições higieno-sanitárias dos contentores, prevenindo maus odores e a proliferação de microrganismos, contribuindo assim para a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde pública da população.
A autarquia explica que os trabalhos decorrem ao longo das próximas semanas e estão a ser executados pela empresa SUMA, especializada em lavagem mecânica, em colaboração com os funcionários municipais afetos à recolha de resíduos urbanos, essenciais para que o serviço decorra nas melhores condições possíveis.
Esta operação representa um investimento de 31.970,16€.
O Município apela à colaboração da população e lembra alguns cuidados essenciais no tratamento dos resíduos urbanos como a necessidade de o cidadão depositar sempre o lixo dentro do contentor e em sacos de plástico devidamente fechado, deixar o contentor sempre fechado ou não depositar cinzas e/ou brasas de lareiras (podem danificar os contentores e/ou as viaturas de recolha).
Esta ação integra a missão do Município de Oleiros de cumprir um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.