Município de Castelo Branco conquista prémios no Art&Tur 2023

Município de Castelo Branco conquista prémios no Art&Tur 2023

O Município de Castelo Branco conquistou prémios no Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo – 2023, um dos eventos mais conceituados a nível mundial na área do audiovisual para turismo.

Os vencedores foram anunciados durante a gala da 16ª edição do certame, nas várias competições a concurso, distinguidos pelo júri internacional do Festival. Durante os quatro dias do Festival foram exibidos 82 filmes que integraram a shortlist da competição. Estes foram selecionados entre os 262 filmes, de 47 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri, constituído por 43 jurados.

A autarquia albicastrense revela que conquistou três prémios no Art&Tur, celebrando o talento artístico e cultural da região. Ora, o Município de Castelo Branco foi distinguido com os dois filmes a concurso e o executivo afirma em comunicado que os “dois filmes que representam o reconhecimento do esforço contínuo em preservar e promover as mais valiosas tradições culturais do concelho albicastrense”.

O “Bordado de Castelo Branco: Um Tesouro Artesanal”, filme promocional do Bordado de Castelo Branco, conquistou o 1º lugar, na competição internacional, na categoria “Art & Criativity”.

Já “Gastronomia Regional: Sabores que Encantam”, que destaca os sabores do território, arrecadou 2 prémios, o 2º lugar na categoria “Cultura e Património”, na competição internacional; e o 2º lugar na categoria “Tourism Products: Gastronomic Tourism”, numa competição nacional.

Durante a gala, Hélder Henriques, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que a conquista destes prémios “são um reflexo do compromisso contínuo do Município de Castelo Branco em preservar e promover as suas tradições culturais, artísticas e gastronómicas. Além de honrar o passado, estas distinções também têm um impacto positivo no presente e no futuro da região, impulsionando o turismo, a economia local e fortalecendo o sentimento de pertença à comunidade.”