O Município de Oleiros inaugurou o Miradouro do Zebro, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna este espaço um atrativo turístico não apenas local, mas também regional, impulsionando assim a economia do concelho através da visita de turistas.
Situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, esta estrutura passa a estar aberto ao público depois de requalificado com projeto desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, o único miradouro em Portugal com a sua assinatura.
A autarquia oleirense conta que esteve presente o Secretário de Estado do Turismo, que destacou a notável influência da “marca global” de Siza Vieira, apontando-a como uma referência, que tem os seus seguidores”, por ser um dos mais premiados arquitetos do mundo, galardoado pelo prestigiado Prémio Pritzker.
Pedro Machado salientou, ainda, que esta estrutura “surge num território improvável, no meio da natureza”, atraindo não apenas estudantes de arquitetura, mas também entusiastas de todo o mundo, deixando elogios à visão do executivo municipal por ter conseguido uma “obra emblemática e diferenciadora”.
Por sua vez, Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, indicou a possibilidade de um reforço na comparticipação comunitária, afirmando que “o financiamento para esta obra foi o possível, mas nunca se sabe se poderá vir mais algum apoio, porque até ao lavar dos cestos é vindima e o programa ainda não fechou”.
A atração de visitantes a Oleiros foi o objetivo que sustentou a ideia do anterior presidente da Câmara que convidou em 2021, o arquiteto a visitar o miradouro e a estudar a sua requalificação.
Durante a inauguração, Fernando Jorge reforçou que se as pessoas “quiserem ver este que é o único miradouro desenhado por Siza Vieira, terão de vir a Oleiros” e admitiu que foi um sonho difícil de concretizar.
Para o presidente da Câmara de Oleiros, o concelho tem locais “com vistas maravilhosas” e revelou que está a ser estudada “a criação de outros miradouros e um deles está para breve”.
Miguel Marques demonstrou o orgulho que é Oleiros passar a figurar no circuito de obras mundiais de Siza Vieira, lado a lado com outras cidades.
De recordar que a requalificação do Miradouro do Zebro teve um custo total de 596.661,35€, tendo recebido financiamento de fundos comunitários, através do Portugal 2020, no valor de 414.660,46€.
O Miradouro é composto por uma plataforma de planta circular, de 15m de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30m do solo e a 150m desde o fundo do vale.