Mestrados para a docência da Escola Superior de Educação com acesso alargado

Mestrados para a docência da Escola Superior de Educação com acesso alargado

Os mestrados para a docência da Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, com acesso alargado, a partir deste ano.

Segundo o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, os licenciados em diversas áreas passam a poder candidatar-se aos mestrados que conferem habilitação profissional para a docência, até aqui apenas permitido a licenciados em Educação Básica, desde que cumpram os requisitos de formação exigidos nos editais de candidatura.

A mudança resulta da recente revisão do Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência, permitindo a candidatura ao mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e ao mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo da Escola Superior de Educação do IPCB.

Esta alteração “representa uma oportunidade para os candidatos que pretendam ingressar na carreira docente, garantindo uma formação especializada e alinhada com as exigências da profissão”, diz o IPCB.

A nova norma está já a ser aplicada no processo de candidaturas aos mestrados do IPCB, cuja 1ª fase já se encontra a decorrer até 24 de abril, com o objetivo de diversificar o perfil dos futuros docentes e atrair profissionais de diferentes áreas académicas para a educação.

A Escola Superior de Educação de Castelo Branco reforça assim o seu compromisso com a formação de excelência na área da docência, adaptando-se às novas regras que alargam o acesso aos mestrados que conferem habilitação profissional para o ensino.