O Mercado Municipal de Castelo Branco vai ser requalificado e a autarquia quer envolver empresários e trabalhadores deste espaço no futuro projeto.
Nesse sentido, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu, recentemente, a primeira sessão de apresentação e reflexão conjunta sobre os projetos de requalificação e modernização do Mercado Municipal. Foram convidados pelo Município a estarem presentes para conhecer as propostas e serem ouvidos em diálogo direto todos os Operadores de Praça, explica a autarquia albicastrense.
Nesta sessão foi apresentado o projeto de execução de obra para a renovação das infraestruturas na Rua Dadrá, uma das vias de acesso à zona lateral e de estacionamento do Mercado Municipal. Os Serviços Municipalizados estão a levar a cabo várias obras de renovação e ampliação, das quais esta requalificação faz parte, no valor de 137.128,72€, a iniciar em breve.
Obra já anteriormente anunciada pelo presidente da autarquia que aproveitou para esclarecer que “esta intervenção estará muito dependente daquilo que se encontrar por debaixo da via e do tempo que fizer, uma vez que se prevê a necessidade de fazer uma vala com cerca de 4m de profundidade”. Por ser uma intervenção complexa e que exige algum tempo de execução, Leopoldo Rodrigues adiantou que “existirão dias mais difíceis, sobretudo aquando dos abastecimentos, cargas e descargas da Praça, daí que tenhamos chamado as pessoas para falar diretamente, não só para apresentar o projeto, mas também para os ouvirmos e encontrar soluções que evitem crises e atrasos na obra”.
Ainda nesta sessão foram apresentadas um conjunto de procedimentos necessários para iniciar uma nova fase do Mercado Municipal. A intervenção de grande fundo, a mais longo prazo, terá lugar no enquadramento de um plano mais alargado de requalificação do espaço albicastrense, revelou o presidente da autarquia. Outras medidas que já têm execução prevista para breve terão um impacte mais pontual, são problemas imediatos.
O objetivo desta requalificação, segundo a vereadora Patrícia Coelho, “é alavancar e trazer mais vida ao Mercado Municipal com um conjunto de projetos que estão em construção, não é algo que se possa mudar do dia para a noite”. Um dos pormenores com que pretendem avançar, que consideram importante é o alargamento do horário.
Outro dos fatores em cima da mesa para atrair pessoas a este local é estacionamento gratuito para os utentes que apresentem comprovativo de compras na Praça, assim como a instalação de um multibanco no edifício.
De referir que a intervenção no Mercado Municipal vai decorrer em duas fases, uma primeira de investigação acerca das medidas mais adequadas para organizar o espaço e torná-lo mais apelativo, também quanto às condições dos trabalhadores. E uma segunda fase que será dedicada às obras no edificado, limpeza, arranjos, condições técnicas, fachadas, pinturas.