A freguesia de Meimão, no concelho de Penamacor, encheu-se de gente para dar a conhecer a autenticidade dos sabores inspirados na tradição, com a realização da 1ª edição do Festival da Chanfana.
O rei do evento foi este prato gastronómico. Contudo, os visitantes, em particular aqueles que participaram na caminhada “Rota da Chanfana”, também puderam descobrir o vasto património natural da região, onde se destacam as paisagens naturais da Serra da Malcata, realça a autarquia.
Este evento teve como objetivo principal preservar, promover e afirmar a gastronomia local, a fim de dinamizar o desenvolvimento económico do território e fomentar a manutenção dos rebanhos. O leque gastronómico privilegiou a chanfana de cabra confecionada de forma genuína e tradicional na panela de ferro, acompanhada da sopa de grão típica, entre outras iguarias regionais.
O certame foi acompanhado de um programa lúdico repleto de atividades e animação, onde se destacaram as atuações em palco da artista Rebeca e do grupo musical de rumba flamenca Solua; a caminhada “Rota da Chanfana” e a atuação do organista João Clara. Durante os dois dias do festival houve ainda lugar para a participação de expositores de artesanato e produtos locais, uma demonstração cinotécnica e um momento de showcooking dinamizado pelo Chef Marco Santos, onde estiveram presentes os produtos endógenos.
A organização do evento ficou a cargo da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Meimão, e contou com o apoio do Município de Penamacor e da Junta de Freguesia local.