Maria Fernanda Cruz, docente aposentada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, de Castelo Branco, tomou posse como Provedor do Estudante do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, após designação pelo presidente da instituição, sob proposta das estruturas representativas dos estudantes.
De acordo com os estatutos do IPCB, “o Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito académico, docente ou não docente, que pode ou não pertencer ao IPCB, que goze de comprovada reputação de integridade e independência, tendo como função defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes”. Pretende-se que em colaboração com os estudantes exista uma participação ativa na vida da instituição, para que se possam propor soluções concretas que levem a uma melhoria das condições de ensino e à promoção do sucesso escolar, estimulando a participação dos estudantes na prossecução da missão e objetivos da instituição.
Maria Fernanda Cruz é licenciada e especialista em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, onde exerceu a função de professora coordenadora, e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa.