A Fundação Manuel Cargaleiro assinala esta 5ªfeira, 16 de março, os 96 anos do mestre Manuel Cargaleiro.
A celebração da vida do pintor e ceramista, que nasceu a 16 de março de 1927, no concelho de Vila Velha de Ródão, é indissociável à comemoração do seu extenso percurso artístico com grande reconhecimento nacional e internacional.
Para assinalar este dia tão especial, o Museu Cargaleiro vai abrir portas ao público, de forma gratuita, no seu horário normal de funcionamento (10h às 13h e das 14h às 18h)
A Fundação Manuel Cargaleiro dá conta ainda que, além da entrada livre, o Serviço Educativo preparou com as escolas do 1º ciclo e Jardins-de-infância, que acederam participar no desafio para a decoração de bolos, feitos através de moldes em cartão, inspirada dos nas cores e nas formas que o artista utiliza nas suas obras. Os trabalhos resultaram na exposição “Um Bolo para o Mestre”, que fica patente no Museu Cargaleiro de 16 a 31 de março.
Durante o dia, os visitantes podem assistir ao documentário “O Fazer de Cargaleiro”, com projeções agendadas para as 11h, 15h e 17h.
Para que a celebração fique completa, às 18h30 está marcada a apresentação de uma pequena brochura editada pelo Município de Castelo Branco, que assinala a celebração dos 96 anos do Mestre Cargaleiro.
Também será apresentada a obra“ Mensagem”, um trabalho realizado pelo Mestre Cargaleiro e o artista Vhils.
O programa encerra com um momento musical com a fadista Raquel Maria, acompanhada ao piano por José Raimundo e no clarinete Pedro Ladeira.