Durante o mês de novembro, mais de uma centena de estudantes do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – participou na formação Academia de Líderes Ubuntu – 1º ano/1ª vez, integrada no Projeto REVUP, e dedicada à promoção do sucesso académico, do bem-estar e do desenvolvimento integral dos estudantes.
A iniciativa, que já tinha registado forte impacto no ano letivo anterior, voltou a envolver todas as escolas do IPCB, reforçando o compromisso institucional com a formação humana e social da comunidade estudantil.
A formação decorreu durante o mês de novembro e, em cada semana, foi dinamizada por equipas de formadores do IPCB especialmente preparados para facilitar o modelo educativo Ubuntu, inspirado na filosofia africana centrada na empatia, cooperação, respeito e responsabilidade comunitária.
O IPCB refere que a avaliação realizada no final das sessões confirmou o elevado impacto da experiência, com os participantes a atribuírem classificações entre 9,5 e 9,9 às dinâmicas e reflexões, entre 9,4 e 9,9 à avaliação global e entre 9,5 e 9,9 à utilidade da formação para a vida pessoal. “Estes resultados evidenciam a qualidade pedagógica do modelo Ubuntu e a eficácia das equipas de formadores”, frisa o Politécnico albicastrense.
Também a avaliação de impacto revelou progressos significativos nas competências pessoais dos estudantes, destacando-se aumentos de até 64% no autoconhecimento, 51% na autoconfiança, 44% na resiliência, 16% na empatia e 21% no serviço ao próximo. Muitos participantes referiram mudanças na forma de encarar desafios, relacionar-se com os outros e compreender o papel das próprias ações no grupo, reforçando a utilidade prática da formação nos âmbitos académico, pessoal e social.