O maior Festival de Sopas do país acontece no domingo, 12 de maio, em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova. O evento é antecedido pelo Encontro de Acordeonistas e Concertinas, no sábado.
O Festival de Sopas Tradicionais, que vai para a sua 18ª edição, é o regresso de um evento de referência a nível nacional, que este ano conta com cerca de 100 sopas a concurso, revela a autarquia idanhense.
O Encontro de Acordeonistas e Concertinas (11 de maio), showcooking, concurso de sopas (12 de maio), gastronomia local, música tradicional, espaço infantil com insufláveis e pinturas faciais e muito mais, fazem parte da programação deste fim-de-semana.
Neste evento, a restauração, as instituições/associações e particulares desta região vão reunir-se e colocar à prova os seus dotes culinários, numa saudável competição de sabores.
A prova das sopas está marcada para domingo, a partir das 13h, e vai caber aos visitantes a deliciosa tarefa de ajudar a eleger as melhores receitas a concurso.
O festival termina com um concerto de José Malhoa, às 18h, que promete muita animação.
É uma iniciativa integrada na programação Idanha-a-1000, organizada pela Filarmónica Idanhense, em parceria com a Município de Idanha-a-Nova, a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha e a Proençal – Liga de Desenvolvimento de Proença-a-Velha. Tem ainda o apoio do Turismo de Portugal.