A Câmara de Castelo Branco abriu concurso público para a construção de uma Casa Mortuária e duas Salas Polivalentes em Escalos de Baixo, num valor base que ronda os 400 mil euros e cujo prazo para apresentação de propostas termina a 21 de janeiro.
O objetivo é atender às necessidades da população, proporcionando melhores condições para situações distintas, por um lado, momentos delicados de tristeza; por outro lado, momentos de convívio, refere a autarquia.
A intervenção prevê a criação de um edifício novo e funcional, com 2 pisos, cuja localização será na Avenida Mártires da Pátria, ficando implantado nas imediações da Igreja Matriz dos Escalos de Baixo e tendo acesso desde o Beco de São Silvestre.
A Casa Mortuária, que terá uma área total de 90,80m2, pretende melhorar o conforto e a atenuação psicológica da perda, nos momentos de fragilidade das famílias e da comunidade. Permite a adaptação para realizar cerimónias fúnebres de diferentes religiões. A Casa Mortuária irá ficar no piso 0, composta por uma sala de velar com capacidade para 30 pessoas, uma zona de altar, um vão composto por uma janela fixa e uma porta de acesso ao logradouro (com sementeira de relva natural e duas oliveiras), um espaço de arrumos de materiais de apoio ao altar e também instalações sanitárias e uma copa numa zona reservada.
Já as Salas Polivalentes, que terão uma área total de 108,10m2, pretende ser um espaço promotor de desenvolvimento social, comunitário e interdisciplinar da população da freguesia, abrangendo todas as faixas etárias, proporcionando a realização de iniciativas de diferentes solicitações, como associações, grupos etnográficos, grupos de teatro, atividades seniores, atividades com crianças, jovens, apoio a catequese, escuteiros, etc. As duas salas polivalentes irão ocupar o piso 1, contemplando também uma zona de arrumos gerais e instalações sanitárias. A sala menor (Sala 1) permite uma ocupação de cerca de 16 pessoas, enquanto a sala maior (Sala 2) terá uma ocupação de até 30 pessoas sentadas e propõe-se a existência de um palco, que sirva diversas utilizações.
A autarquia de Castelo Branco revela ainda que, do projeto, faz ainda parte a construção de umas escadas de acesso lateral, um muro em pedra e a colocação de um portão de entrada. Planeia-se também proceder ao melhoramento dos acessos, nomeadamente desde o Largo de São Silvestre, e os acessos às habitações confinantes nessa via pública.