Os judocas Cláudia Gaspar e Diogo Côrte, assim como as instituições que representam, Escola de Judo Ana Hormigo e APPACDM de Castelo Branco, e a treinadora Sofia Côrte foram homenageados pela Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Este reconhecimento vem no seguimento da conquista da medalha de prata que cada atleta conquistou recentemente, nos Campeonatos Europeus da SUDS2023 (Sports Union for Down Síndrome), que decorreram em Itália.
A sessão aconteceu durante a reunião aberta do Executivo da Junta de Freguesia, onde o presidente explicou que esta homenagem é o reconhecimento do trabalho promotor da verdadeira integração comunitária de pessoas com limitações diversificadas e capacidades específicas e especiais”.
José Dias Pires afirmou que estes judocas “são o orgulho da terra” e têm “valor acrescido”.
José Dias Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, a realçar a importância da “inclusão comunitária”, que “muitas vezes é esquecida”.
Os judocas Cláudia Gaspar e Diogo Côrte receberam a medalha com muita felicidade e emocionados com a homenagem.
Orgulhosos estavam também Maria de Lourdes Pombo, presidente da APPACDM de Castelo Branco; e Abel Louro, em representação da Escola de Judo Ana Hormigo; e Sofia Côrte, treinadora dos judocas, pelo trabalho em conjunto, com resultados à vista e pela inclusão que, ao longo destes anos, tem marcado o percurso de todos.
Ricardo Pires Coelho