A Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro celebrou a conquista de duas medalhas na Liga Nacional de Karaté, que decorreu nos Multiusos de Gondomar. Numa competição que reuniu juvenis, cadetes, juniores, Sub-21 e seniores, os jovens atletas de Castelo Branco mostraram garra e talento.
O clube albicastrense conta que José Pinto destacou-se ao alcançar a medalha de prata e o título de vice-campeão da Liga de Karaté no Kumite Juvenil Masculino -60kg, “uma performance que sublinha o seu excecional potencial e a sua posição entre os melhores do país”. Igor Cesário também brilhou, conquistando a medalha de bronze no Kumite Cadete Masculino -70kg, “demonstrando a sua força e consistência”.
A Liga de Karaté, enquanto torneio oficial da Federação Nacional de Karaté – Portugal, culmina com uma “Final Four”, após a fase de apuramento. Nesta fase, os quatro finalistas combatem entre si para determinar a ordem exata dos vencedores no pódio.
Ainda que sem pódio, a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro contou também com a participação de Guilherme Salgueiro (Kumite Cadete Masculino -52kg) e Rodrigo Brito (Kumite Cadete Masculino -57kg).
A Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro considerou que a jornada em Gondomar foi marcada por problemas de organização, registando atrasos superiores a uma hora e trinta minutos no decorrer das provas. Rodrigo, que iniciou o Kumite há pouco tempo, “teve o azar de no primeiro combate defrontar um atleta do Sporting Clube de Portugal com muito mais experiência, culminando na sua eliminação”. Já Guilherme, um atleta com aspirações claras ao pódio, “foi mais uma vez prejudicado por uma arbitragem que demonstrou erros graves durante a competição”.
A Associação de Karaté Wado de Castelo Branco, que apoiou financeiramente as despesas de deslocação e estadia dos atletas, reitera o seu compromisso com o desenvolvimento dos jovens karatecas e lamenta as condições que impactaram a experiência competitiva.
O treinador da Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro mostrou-se orgulhoso “com os resultados obtidos, que refletem o trabalho árduo dos nossos atletas”. No entanto, o mestre Joaquim Salgueiro, lamenta que, face aos excelentes resultados alcançados ao longo desta época desportiva, “o pelouro do Desporto da Câmara Municipal ainda não tenha reagido nem parabenizado os nossos atletas que representam a nossa cidade, Castelo Branco, com tanto empenho”.
Esta foi a última prova oficial da Federação Nacional de Karaté – Portugal desta época desportiva. Contudo, no início do mês de junho, a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro ainda vai participar com 15 atletas no PHIKO2025 – Phenomenon Internacional Karate Open, no Entroncamento.