José Pinto conquistou Ouro em Toledo numa jornada histórica de superação

José Pinto conquistou Ouro em Toledo numa jornada histórica de superação

A Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro viveu um momento inédito na sua história ao dividir a sua equipa estrategicamente para participar em dois torneios de prestígio no mesmo dia. Mesmo sem carrinha própria para deslocações, a determinação da escola de Castelo Branco e o apoio total da Associação de Karaté Wado de Castelo Branco, que suportou todas as despesas, permitiram que os atletas participassem tanto em solo espanhol como nacional.

Em Espanha, no Glória Internacional no VIII Trofeo Nisseishi (Toledo), a equipa de três atletas contou com a orientação direta do mestre Joaquim Salgueiro. A escola albicastrense faz saber que José Pinto elevou o nome da escola ao lugar mais alto do pódio, sagrando-se campeão na categoria de Cadete -70kg “com uma exibição técnica irrepreensível”, dedicando esta medalha de ouro aos colegas Adriana Rosa e Rodrigo Ramalhinho, que foram impedidos de competir por lesão. Rodrigo Brito (Júnior -55kg) conquistou o 5º lugar. Já Guilherme Salgueiro (Júnior -61kg) foi protagonista de um momento raro de fair-play: após uma arbitragem controversa, o seu oponente admitiu que Guilherme deveria ter ganho e abandonou a prova por considerar o resultado injusto, o que, infelizmente, impediu a repescagem do atleta. E Rodrigo Ramalhinho (Juvenil -54kg) sofreu uma lesão antes da prova, ficando impedido de viajar com a comitiva naquela que seria a sua estreia internacional.

Já em terras portuguesas, no IV Torneio Vila de Ourique, os atletas mais jovens demonstraram o crescimento do Kumite da escola, foram acompanhados por José Pinto (membro da Associação de Karaté Wado de Castelo Branco).

Diogo Barroso (Juvenil -48kg) e Federico Loureiro (Juvenil +48kg) alcançaram o 5º lugar. A equipa para Ourique deveria contar também com Adriana Rosa, mas uma lesão grave sofrida quatro semanas antes do torneio impediu a sua participação, deixando uma marca de superação para as próximas provas.

Por sua vez, João Mendes (Juvenil +48kg), na sua segunda prova, demonstrou uma melhoria significativa na sua postura e atitude dentro do tatami. Manuella Bacelar (Juvenil -48kg), vindo de duas semanas de paragem por doença, fez questão de estar presente e competir, superando as suas limitações físicas para representar a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro.

Para o clube de Castelo Branco, esta dupla jornada prova que, “com estratégia e resiliência, não existem barreiras para o sucesso”. Mais do que medalhas, a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro regressa a casa “com atletas mais experientes, íntegros e preparados para os desafios futuros do Karaté Wado”.

José Pinto conquistou Ouro em Toledo numa jornada histórica de superação