“É mentira que o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco está a negociar a vinda de famílias de etnia cigana para Castelo Branco”.
A frase foi proferida pelo autarca Leopoldo Rodrigues, sobre uma informação que está a circular, no âmbito da criação de habitações em vários pontos da cidade.
O presidente da Câmara afirmou que “isso é totalmente falso” e que espalhar essa informação tem o intuito de “criar alarme na população” e que alguém terá interesse que essa informação seja espalhada.
O presidente da Câmara de Castelo Branco explicou que as habitações que estão a ser construídas são destinadas a jovens de classe média. Esta é uma medida inserida num plano a nível nacional, em articulação com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.
Leopoldo Rodrigues reafirmou que não se trata de habitação social e sim arrendamento jovem com preços acessíveis. Os candidatos terão que apresentar o IRS e mostrar que são capazes de pagar a renda.
O autarca esclareceu também um outro boato que circula por Castelo Branco, relacionado com a instalação de um hospital privado e de um supermercado, em que “o presidente não quis cá um hospital privado ou um supermercado, isso é falso”.
Leopoldo Rodrigues contou que se reúne com todos os empresários e está disponível para dar resposta a esses empresários.
Um grupo ligado à área da saúde vai instalar-se em Castelo Branco e construir um Hospital Privado, segundo referiu Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.
O autarca acrescentou ainda que com a crítica “lida bem”, mas com mentiras “não” e que isso “é inadmissível”.
Ricardo Pires Coelho