O auditório dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, foi o palco para a sessão de acolhimento e integração de estudantes internacionais do Politécnico de Castelo Branco, que juntou mais de meia centena de alunos internacionais. Uma sessão de acolhimento informal e descontraída, que pretendeu promover a integração e esclarecer sobre os procedimentos a adotar na chegada à instituição, bem como divulgar os serviços e apoios disponíveis.
Com organização da Comissão de Integração dos Estudantes Internacionais do IPCB, a sessão contou com a presença do presidente do IPCB, António Fernandes, que após as boas-vindas aos estudantes internacionais presentes, manifestou o seu agrado pelo número de participantes, estudantes, docentes, e entidades parceiras na plateia, agradecendo a todos e apresentando total disponibilidade do IPCB em receber e ajudar os novos e atuais estudantes internacionais. O administrador do IPCB e dos Serviços de Ação Social, Ricardo Batista, enquadrou o objetivo da sessão, apresentando também o programa e principais temas a abordar.
De forma a facilitar a comunicação e interação entre as diversas instituições que promovem os mais diversos tipos de apoio, foram convidadas entidades parceiras do IPCB, que ao longo da sessão procuraram dar resposta às principais questões que preocupam os estudantes internacionais, mais concretamente a regularização de vistos e atestados de residência, acesso a programas de apoio e integração, e ajuda ao prosseguimento dos seus estudos.
Foram também apresentados 2 projetos de integração e inclusão do IPCB, Riscos & Desafios e 4VERBOS.
A sessão terminou com um momento de convívio e de partilha entre todos os participantes, onde foi servido um pequeno lanche.