IPCB integra consórcio vencedor para o Centro de Competências em Cibersegurança da Zona Centro

IPCB

O  IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar , o Instituto de Telecomunicações e a TICE.PT, integram o consórcio do Centro de Competências em Cibersegurança, vencedor para a zona centro. Este consórcio é um dos sete centros de competências a nível nacional, desenvolvidos no âmbito da C-Network.

Liderado pela Universidade de Aveiro, e operacionalizado em coordenação com o Centro Nacional de Cibersegurança, o centro será desenvolvido até 2026 e pretende promover o desenvolvimento e inovação em cibersegurança, bem como fornecer auxílio na sua resposta a incidentes, assim como aos desafios colocados pelo novo quadro regulatório, explica o IPCB.

Este projeto procura contribuir, de forma significativa, para o aumento da resiliência e cibersegurança das infraestruturas tecnológicas em Portugal, estimando atingir diretamente cerca de 2.000 entidades, sendo que perto de 400 serão abordadas pelo Centro de Competências em Cibersegurança da zona Centro pela sua localização geográfica. Aliado a este consórcio, juntam-se as comunidades intermunicipais da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Leiria, Médio Tejo e da Região de Aveiro, assim como cerca de 20 associações empresariais e cerca de 30 municípios e empresas relevantes para a cibersegurança da zona centro. Durante a execução deste projeto, pretende-se ampliar estas ligações a muitas outras associações, comunidades, municípios e entidades privadas.