O presidente do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – esteve presente na Altice International Innovation Awards 2024, a fim de participar na cerimónia da entrega dos prémios “Reconhecimento Alcino Lavrador” que distinguem e premeiam os melhores estudantes nacionais nas áreas de TICE – Tecnologia de Informação, Comunicação e Eletrónica -.
O convite partiu da Altice Labs, no âmbito da assinatura recente do protocolo de cooperação entre ambas as instituições, que visa reconhecer o mérito e a excelência académica dos estudantes do IPCB, através da atribuição de um prémio – Prémio Altice Labs – ao melhor estudante das áreas TICE da instituição.
A instituição albicastrense conta que Miguel Magueijo, mestre pela Escola Superior de Tecnologia, foi o primeiro premiado ao abrigo deste protocolo, por ter sido o estudante finalista de um curso nas áreas TICE com a melhor média, igual ou superior a 15 valores. O prémio consistiu num diploma e na atribuição de um valor pecuniário de 2.500€.
Para o presidente do IPCB, “este prémio é um marco importante na valorização do mérito dos nossos estudantes e no fortalecimento da relação com o setor empresarial. Estamos empenhados em criar oportunidades que reconheçam a excelência e estimulem o desenvolvimento de talentos capazes de enfrentar os desafios da economia digital e tecnológica”. António Fernandes acrescenta que o lançamento do Prémio Altice Labs, reconhece não só o esforço académico dos estudantes, como também permite reforçar o papel de ambas as instituições como promotoras do desenvolvimento de competências críticas para o futuro das indústrias tecnológicas.
O protocolo contempla ainda a possibilidade de ampliar a colaboração entre as duas entidades, com iniciativas complementares que potencializem a inovação e o desenvolvimento de projetos conjuntos, estreitando os laços entre o meio académico e o setor empresarial em benefício dos estudantes e da comunidade tecnológica.